top of page

EXODONTIA DE DENTES INCLUSOS

1021_Gabriel_Moraes_da_Silva_Dr._Vancett

  Dentes inclusos são aqueles que podem estar localizados abaixo da gengiva (semi-inclusos) ou localizados totalmente dentro do tecido ósseo (inclusão verdadeira). Estas inclusões ocorrem com maior frequencia nos elementos conhecidos como dentes do siso (terceiros molares), mas podem ocorrer também com os caninos e demais dentes. 

  Uma nomenclatura muito comum ao terceiro molar é a de dente do juízo, por surgirem na cavidade oral por volta dos 18 anos de idade.

  Muitos pacientes nos questionam à respeito da necessidade de remoção dos dentes inclusos e diversos fatores importantes devem ser analisados antes de responder à essa questão. 

  Primeiramente, devemos analisar se estes dentes possuem algum tipo de patologia associada, como infecções ou cistos. Na maioria dos casos, estes dentes acumulam restos alimentos, tártaro e bactérias por estarem mal posicionados na boca, gerando um foco de infecção que pode se transformar em algo perigoso muito rapidamente.

  Em outros casos, estes dentes acabam prejudicando os elementos dentários adjacentes, provocando cáries, perda óssea e até mesmo lesões irreversíveis na estrutura dos mesmos.

CARIE 3 MOLAR.jpg

Radiografia periapical mostrando o processo de cárie e reabsorção provocados pelo dente incluso.

1003_Maria_Luiza_da_Motta_Souza_Dr._Vanc

  Mesmo quando não possuem sintomatologia, o acompanhamento clínico e radiográfico é recomendado a cada dois anos, devido à possibilidade de deterioração cística.

Imagem1.jpg

Radiografia evidenciando o crescimento de um cisto odontogênico ao redor da coroa de um terceiro molar incluso.

  Existem casos menos frequentes de pacientes que possuem, além do terceiro molar, um "quarto molar" (também chamado de supra-numerário) que normalmente necessita ser removidona mesma cirurgia.

20180816_151319.jpg
20180816_151407.jpg
IMAGEM2.jpg
20180816_151351.jpg

  Na dependência do tipo de tecido ósseo que circunda o dente e da posição que este se encontra, poderá ser removido inteiro ou em vários fragmentos.

DENTE REMOVIDO.jpg
DENTE REMOVIDO 2.jpg

  Procure sempre o Cirurgião-Dentista para avaliação. Quando corretamente indicados, estes dentes podem ser tracionados e levados até a sua posição normal, não necessitando de extração.

CANINO INCLUSO.jpg

  Adolescentes com idade entre 15 e 18 anos devem ser avaliados quanto à existência destes dentes e a real necessidade de extração, sempre com intuito de prevenir complicações futuras.

 

Consulte o Dr. José Ricardo Vancetto para uma correta análise do caso.

bottom of page